Business

9 de março de 2018

On sexta-feira, março 09, 2018 by PASCOM - coreaú   No comments
Segundo o site terra, o Papa Francisco promulgou nesta quarta-feira (7) o decreto que confirma o milagre por intercessão de Paulo VI (1897-1978). Com a medida, ele será proclamado santo, anunciou a Santa Sé. 

A data da canonização não foi revelada. No entanto, "Paulo VI será santo neste ano", afirmou Francisco no mês passado durante um encontro com sacerdotes romanos. De acordo com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, a cerimônia poderá ocorrer no final do mês de outubro em Roma, assim que o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens - 3 a 28 de outubro - for encerrado.

Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini nasceu em Concesio, Brescia em 26 de setembro de 1897. Sucedeu ao Papa João XXIII, que convocou o Concílio Vaticano II, e decidiu continuar os trabalhos do predecessor. Promoveu melhorias nas relações ecumênicas com os OrtodoxosAnglicanos e Protestantes, o que resultou em diversos encontros e acordos históricos.
Montini serviu no Departamento de Estado do Vaticano de 1922 a 1954. Enquanto esteve no Departamento de Estado, Montini e Domenico Tardini foram considerados os colaboradores mais próximos e influentes do Papa Pio XII, que o nomeou, em 1954, arcebispo da Arquidiocese de Milão, um cargo que fez dele automaticamente Secretário da Conferência de Bispos Italianos. João XXIII elevou-o ao Colégio de Cardeais em 1958, e após a morte de João XXIII, Montini foi considerado um dos mais prováveis sucessores.

Escolheu o nome Paulo, para indicar que tinha uma missão mundial renovada de propagar a mensagem de Cristo. Ele reabriu o Concílio Vaticano II, que fora automaticamente fechado com a morte de João XXIII e lhe atribuiu prioridade e direção. Após ser concluído o trabalho no Concílio, Paulo VI tomou conta da interpretação e implementação de seus mandatos, frequentemente andando sobre uma linha entre as expectativas conflitantes de vários grupos da Igreja Católica. A magnitude e a profundidade das reformas, que afetaram todas as áreas da vida da Igreja durante o seu pontificado, excederam políticas reformistas semelhantes de seus predecessores e sucessores.

Paulo VI foi um devoto mariano, discursando repetidamente a congressistas marianos e em reuniões mariológicas, visitando santuários marianos e publicando três encíclicas marianas. Paulo VI procurou diálogo com o mundo, com outros cristãos, religiosos e irreligiosos, sem excluir ninguém. Viu-se como um humilde servo de uma humanidade sofredora e exigiu mudanças significativas dos ricos na América e Europa em favor dos pobres do Terceiro Mundo.

O seu ensinamento, na linha da tradição da Igreja, contrário à regulação da natalidade por métodos artificiais (ver Humanae Vitae)  e a outras questões foram controversas na Europa Ocidental e na América do Norte; no entanto, o Pontífice foi elogiado em grande parte das Europas Oriental e Meridional, além da América Latina. Seu pontificado decorreu durante, certas vezes, mudanças revolucionárias no mundo, revoltas estudantis, a Guerra do Vietnã e outros transtornos. Paulo VI procurava entender todos os assuntos, mas ao mesmo tempo, defender o princípio do fidei depositum, uma vez que que lhe foi confiado. Paulo VI faleceu em 6 de agosto de 1978, na Festa da Transfiguração. O processo diocesano para a beatificação de Paulo VI iniciou em 11 de maio de 1993. Foi beatificado em 19 de outubro de 2014 pelo Papa Francisco.

Canonização - O milagre de Montini teria ocorrido em dezembro de 2014, no nascimento de Amanda, menina italiana que veio ao mundo após apenas 26 semanas de gravidez, algo em torno de seis meses e meio.

A Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade tem Paulo VI como seu patrono, pois, foi através da criação do Dia Mundial das comunicações Sociais que a igreja católica passou a utilizar os meios de comunicação para a evangelização. Daí o surgimento das Pascom's e consequentemente das transmissão das missas através do rádio e televisão.  


Fontes: 

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/francisco-proclamara-santo-o-papa-paulo-vi,111e3834d5b0c0872b47f31020ece759sj27r559.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI

0 comentários:

Postar um comentário