Business

28 de março de 2018

On quarta-feira, março 28, 2018 by PASCOM - coreaú   No comments
A Semana Santa é o grande retiro espiritual da Igreja, convidando os católicos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram, de modo especial, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Venha participar na Igreja São José deste grande mistério de nossa fé!

DOMINGO DE RAMOS

A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento exprimindo que Jesus é o único mestre e Senhor.

2ª a 4ª FEIRA

Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo, contemplando o Servo sofredor. Nesse período, aparecem como figuras eloquentes, Maria, a Mãe de Jesus, Maria Madalena, que perfuma o corpo do Senhor, Pedro e Judas.

TRÍDUO PASCAL 

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

 QUINTA-FEIRA SANTA

De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma. Nela estão presentes o Bispo diocesano,  todos os Padres que ali atuam e o povo de Deus. São abençoados os Óleos que serão usados na celebração dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordem. Os Padres renovam suas promessas sacerdotais e o povo renova a sua missão. É a Missa da unidade. À noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Realiza-se a cerimônia do lava-pés em que se recorda o gesto de Cristo, convocando-nos ao serviço humilde e solidário. Nessa celebração também se recorda o mandamento novo: o Amor. Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração. 

SEXTA-FEIRA SANTA

A Igreja se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da Palavra Divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão. Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de despojamento, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver. Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

VIGÍLIA PASCAL

Sábado Santo é dia de reflexão e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

DOMINGO DA PÁSCOA

“Aleluia, aleluia! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! Chegamos ao grande dia da Páscoa, um novo dia, onde tudo se renova, pois eis que Cristo, nossa páscoa, foi imolado. A maior festa de toda a cristandade é a Ressurreição de Jesus Cristo, pois se trata de um acontecimento que está no centro da experiência religiosa que Jesus Cristo fez de Deus, é o cume do caminho feito por ele. Com sua ressurreição os seguidores de Jesus descobrem quem ele é, qual sua missão e qual é seu futuro. Que o Cristo Vivente nos ilumine e nos guie nos caminhos da paz e do bem! Uma feliz e santa Páscoa!!!!



0 comentários:

Postar um comentário