Business

22 de setembro de 2016

On quinta-feira, setembro 22, 2016 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

F.93
Essa Ficha finaliza o último capítulo do CDSI, a “Doutrina Social e o compromisso dos cristãos leigos”, refletindo sobre “o serviço à economia” e “à política”. Em decorrência dos ensinamentos do CVII, a Doutrina Moral e Social da Igreja, estimula os fiéis leigos a se interessarem por conhecer os modelos de desenvolvimento econômico-social que determinam as opções sociais, além de participarem ativamente da vida política, destinada a promover o bem comum para todos. À luz dos ensinamentos evangélicos, orienta na formação da consciência ética dos cristãos, no sentido de que a participação na construção de uma sociedade justa, humana, solidária e fraterna não deve estar separada da religião, porque a fé deve estar sempre presente nas ações políticas e ambas a serviço do bem comum. A economia deve ser vista como cuidado com a subsistência material e bem estar de todos, e a política, como espaço para a realização da vida de fé, o que significa buscar a conquista dos direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais de todos e todas.
1 – O serviço à economia
Atualmente, se entende economia como as regras que controlam o mercado financeiro, o preço dos alimentos e objetos de consumo, do salário, dos impostos etc, às quais, de uma forma ou de outra, estamos todos vinculados. No entanto, a palavra economia tem sua origem no termo grego “oikonomos” junção de “oikos” (casa) e “nomos” (administração). Originalmente, portanto, economia diz respeito à administração da casa. Se pensarmos na sociedade, na cidade, no Estado ou no país como uma grande casa, a economia deveria se referir à administração da relação entre os bens produzidos por todos e o acesso de todos aos mesmos bens, através de uma justa e equilibrada distribuição. Ocorre que, a partir da organização das sociedades, os grupos com grande poder econômico passaram a dominar também a política, de forma a garantir a manutenção de uma economia fundada no lucro, comprometendo a sua verdadeira finalidade e compreensão, privilegiando apenas as camadas mais abastadas da sociedade. Com a invenção da moeda e do mercado financeiro, os interesses em ganhar e acumular se sobrepuseram à garantia de vida para todos e, o trabalho humano, que biblicamente era visto como meio para garantir a dignidade da pessoa, passou a ser visto apenas como mais uma mercadoria, criando uma divisão entre trabalho intelectual e artístico, em oposição ao trabalho braçal, que passou a ser subvalorizado, sacrificando o sustento digno do trabalhador e de seus familiares.
Diante da complexidade do atual contexto econômico-social, de uma economia internacionalizada, o fiel leigo deve se deixar guiar pelos princípios do Magistério Social, que coloca em primeiro lugar a centralidade da pessoa humana, concernente à dignidade do homem e dos povos; por uma economia que considere essa dimensão ética de servir o bem da pessoa em todas as suas dimensões; e que tenha uma gerência racional e proveitosa da riqueza material, retomando o sentido original da economia. Aos economistas e responsáveis políticos, cabe advertir para a urgência de se repensar esse sentido de economia, considerando que a pobreza é a questão que mais interpela a consciência humana e cristã e a causa de toda a desigualdade social no mundo. São João XXIII, na Encíclica Mater et Magistra, apresentou uma compreensão social da economia, defendendo que o crescimento econômico só tem sentido quando promove a dignidade dos povos, tema que foi retomado na Constituição PastoralGaudium et spes, que explicitou a questão da solidariedade nas relações econômicas entre os povos e, depois, pelo Beato Paulo VI, na Encíclica Populorum Progressio, quando destacou que o desenvolvimento econômico só tem sentido se houver justiça social que vise promover o fim da miséria.
Nesse sentido, a mensagem de São João Paulo II, para o Dia Mundial da Paz 2000, recorda que um dos maiores problemas econômicos do nosso tempo, não depende da falta de recursos, mas do fato de que as atuais estruturas econômicas, sociais e culturais sentem dificuldade em assumir a justa distribuição de renda. Quanto a isso, será preciso humanizar e harmonizar as exigências da eficiência econômica com as da participação política e da justiça social; isso significa tecer uma rede de solidariedade em torno das demandas econômicas, políticas e sociais trazidas pela globalização. Nesse esforço, destaca-se a importância das agregações de inspiração cristã, de cunho sócio- transformador, como os projetos de economia solidária, agroecologia e economia sustentável, agricultura familiar etc, que atuam no campo econômico como alternativas decisivas para a manutenção da vida.
A recente Encíclica Laudato si, do Papa Francisco, embora tendo como abordagem principal a preocupação ecológica, proclama a responsabilidade da economia e da política, não só sobre a questão ambiental, mas também sobre os problemas sociais, deixando claro que esses campos da atividade humana são férteis para a atuação do cristão leigo. No Encontro Mundial dos Movimentos Populares o papa afirmou que a economia deve estar a serviços dos povos. Um sistema que continua negando a bilhões de irmãos os mais elementares direitos econômicos, sociais e culturais e que atenta contra o projeto de Jesus é injusto e deve ser combatido pelos cristãos.
2 – O serviço à política
De acordo com a Doutrina da Fé, a política é um instrumento necessário para essa transformação socioeconômica, isto é, para fazer o bem chegar a todos. Por isso, para os fiéis leigos, o compromisso político torna-se uma exigência do compromisso cristão, que deve ser vivido como vocação em três níveis de participação: o voto consciente, a militância comprometida com a fé cristã e a candidatura, provendo, assim, o bem comum, abrindo caminhos para o Evangelho. Também a GS, aponta exigências desse compromisso, como um cuidado especial na preparação do exercício do poder, especialmente quando chamados para cargos eletivos, os quais devem ser assumidos em caráter de serviço à coletividade. O Magistério ensina que a consciência cristã bem formada não permite a ninguém favorecer, com o próprio voto, a atuação de um programa político ou de uma só lei, em que os conteúdos fundamentais da fé e da moral sejam subvertidos com a apresentação de propostas alternativas ou contrárias aos mesmos.
A Carta Apostólica Octogésima adveniens, recomenda optar por partidos que busquem a transformação social, na perspectiva da evangélica opção pelos pobres, e que utilizem métodos participativos, dando espaço ao povo, assim como deve ser uma sociedade democrática. Precisa haver uma adesão sempre crítica, a fim de que o partido e o projeto político sejam estimulados a realizar formas sempre mais atentas e a obter o verdadeiro bem comum, inclusive os fins espirituais do homem. Os cristãos leigos devem atuar como interlocutores entre a Igreja e a sociedade, podendo assumir diferentes formas de participação, desde a filiação a partidos políticos, pleiteando cargos públicos, aos interesses pelos problemas sociais, participando de forma apartidária e não confessional em conselhos de direito e cidadania, movimentos sociais e populares, associações de moradores, ONGs, nas comissões de acompanhamento e fiscalização dos poderes e das políticas públicas, em grupos culturais, étnicos entre outros. Assim, fica claro para o cristão que comprometer-se com a política não é, necessariamente, candidatar-se, mas, também, buscar soluções para os problemas sociais, e nisso todos são responsáveis.
Como iluminação dessa política concreta, a Igreja no Brasil, por uma iniciativa da CNBB, criou o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) e aComissão Nacional de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), serviços destinados à formação dos cristãos leigos para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo político.
De acordo com a GS, a participação dos católicos na política pressupõe o respeito à ”laicidade”, ou seja, a percepção de que há uma distinção entre a esfera política e a religiosa. A laicidade significa reconhecer que a sociedade é plural, e que, portanto, nenhum grupo ou instituição religiosa pode impor sua verdade. Porém, os seus membros devem exercer o direito que todo cidadão tem, que é o de promover e defender, a partir de seus princípios morais e éticos, e através dos mecanismos democráticos, os seus pensamentos e projetos concernentes à vida social, à justiça, à liberdade, ao respeito à vida e aos demais direitos da pessoa. De outro lado, o princípio da laicidade impõe ao Estado, o respeito a toda confissão religiosa, e a garantia ao livre exercício das atividades cultuais, espirituais, culturais e caritativas das comunidades dos crentes. Por isso, essa relação não pode ser dissociada, pois a política é um dos espaços mais apropriados para se colocar em prática os valores de uma religião, que deve ter, acima de tudo, o compromisso com a dignidade da vida. Recentemente, e de modo especial após as Conferências de Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, o campo político tem feito parte da missão evangelizadora da Igreja, através da ação corajosa das CEBs, das organizações e pastorais sociais, da Cáritas, dos movimentos sociais, dos comitês de cidadania e Projetos (Mutirão para a superação da Miséria e a Fome, Ética na Política, Ficha Limpa, Plebiscitos), mobilidade humana, as semanas sociais, o Grito dos Excluídos etc., que têm se tornado sinal de esperança do testemunho da fé política dos cristãos.
A ética cristã entende que todo cidadão é chamado para a construção coletiva de uma sociedade democrática, justa, solidária e fraterna. Para que isso ocorra, é necessário que todos participem ativamente da vida econômica e política de sua cidade, estado e de seu país, com o intuito de promover o bem de todos, e isso é uma das formas mais elevadas da caridade, conforme tem frisado o Papa Francisco. É uma missão especial dos cristãos leigos empenharem-se na política, com o Espírito do Evangelho do amor, da verdade e da justiça fazendo a diferença na sociedade.

FONTE: http://www.ambientevirtual.org.br/fichas-de-estudo/ficha-93-a-presenca-dos-leigos-no-servico-a-economia-e-a-politica-38/