Business

1 de agosto de 2016

On segunda-feira, agosto 01, 2016 by PeJose
Brasília (Quarta-feira, 01-06-2016, Gaudium Press) O Mês Vocacional, a ser celebrado pela Igreja no Brasil em agosto deste ano, é uma atividade proposta pela CNBB com o intuito de buscar motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, bem como conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja.
Gaudium Press.jpg
"Misericordiosos como o Pai" (cf. Lc 6, 36) é o tema para o Mês Vocacional deste ano. Sobre este assunto, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo referencial da Pastoral Vocacional, Dom José Roberto Fortes Palau, explicou que toda vocação à vida consagrada é resultante da misericórdia divina.
"É fruto do olhar misericordioso de Jesus; é dom de Deus para a Igreja. Aliás, como enfatiza o Papa Francisco, toda vocação nasce, cresce e é sustentada pela Igreja. De modo particular, a experiência de São Paulo destaca, sobremaneira, a importância da Igreja para o nascimento e a perseverança vocacional", destacou.
E sendo assim, para animar ainda mais o Mês Vocacional, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados (CMOVIC) e a presidência nacional da Pastoral Vocacional/SAV propõem subsídio, editado pelas Edições CNBB, com roteiros catequéticos, disponível para download.
Com três sugestões de encontros com os temas: "A Vocação Nasce na Igreja", "A Vocação Cresce na Igreja" e "A Vocação é Cultivada na Igreja", o material traz, ainda, o roteiro oracional, além de cantos e reflexões do Papa Francisco sobre as vocações.
O subsídio também indica três roteiros para auxiliar nas missas dominicais do Mês Vocacional: 7 de agosto - vocação ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; 14 de agosto - vocação matrimonial; 21 de agosto - vocação à vida consagrada; 28 de agosto - vocação dos leigos.
Para o presidente nacional da Pastoral Vocacional, Padre Elias Aparecido da Silva, a data é um importante momento para a promoção vocacional nas comunidades.
"Precisamos aproveitar nossas assembleias reunidas, grupos já formados, momentos de oração comunitária e até mesmo os atos devocionais para insistentemente propor que todos rezem pelas vocações, para que o Senhor da messe envie santas e numerosas vocações, e ainda provocar nossos adolescentes e jovens para que respondam com generosidade ao chamamento de Deus", disse o sacerdote. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/79488-Disponivel-subsidio-para-o-Mes-Vocacional-2016#ixzz4G4cJSpMC